
LOCAIS DE CULTO



Igreja de S. Silvestre
Consagrada a São Silvestre, possui uma única nave com planimetria rectangular, apresentando uma fachada de gosto barroco, cujo pano central é ladeado por duas torres sineiras. O portal principal é encimado pela janela do coro-alto e por um óculo, que rasga o frontão de coroamento da fachada.
O espaço interior possui tecto abobadado, sendo as suas paredes decoradas com azulejos setecentistas do tipo tapete e têm adossados dois púlpitos de pedra rosada. A pia baptismal é do século XVI, bem como a pia de água benta.
Tem uma imagem do Menino Jesus, num dos altares laterais, em redor da qual existe uma curiosa lenda sobre a sua destruição durante o terramoto de 1755 e a posterior reconstrução.
Destaca-se no espaço do coro-alto o órgão de tubos, da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, irmão do escultor Machado de Castro, executado em 1801.
Celebra-se aqui a Eucaristia todos os domingos, pelas 10h30, bem como às segundas e quartas quartas-feiras de cada mês, pelas 17h30.
Capela do Picão
É uma pequena capela, construída graças à devoção popular, dedicada a São João Baptista.
Celebra-se a Eucaristia às 17h30 de todas as primeiras quartas-feiras de cada mês.
Capela de Sant'Ana
Situada na Quinta de Sant'Ana, esta pequena capela que remonta a 1633, dedicada à Avó do Menino Jesus, é uma pequena jóia escondida na nossa paróquia. Possui uma belíssima imagem barroca de Sant'Ana, bem como painéis de azulejos setecentistas alusivos à vida da Santa.
Esta capela serviu de matriz da vila após o terramoto de 1755, enquanto se procedia ao restauro da Igreja de S. Silvestre.
A Santa Missa é aqui celebrada todas as terceiras quartas-feiras de cada mês, pelas 17h30.