BAPTISMO
Não há nada que a Igreja deseje tanto, nem missão que considere mais própria de si do que despertar a todos, catecúmenos, pais das crianças a baptizar e padrinhos, para esta fé verdadeira e activa pela qual, aderindo a Cristo, iniciam ou confirmam o pacto da nova aliança.
O Baptismo é o sacramento pelo qual os homens se tornam membros do corpo da Igreja, edificados uns com os outros em morada de Deus no Espírito, e em sacerdócio real e povo santo; é também o vínculo sacramental da unidade que existe entre todos os que são assinalados por ele. As crianças são baptizadas na “fé da Igreja”, testemunhada pelos pais, avós, padrinhos, restante família e amigos.
Os padrinhos são uma expressão da participação e compromisso da comunidade cristã com as crianças que, pelo Baptismo, se tornam membros da Igreja. Eles são membros da comunidade que os pais da criança escolhem para com eles cooperarem no crescimento cristão, em comunidade. Os padrinhos devem dar testemunho de vida cristã, de comunhão com a Igreja na fé, no acolhimento da sua doutrina e na aceitação da moral cristã.
Podem ser aceites como padrinhos, membros da comunidade cristã em plena comunhão com a Igreja Católica e que tenham completado a iniciação cristã, tendo recebido os sacramentos do Baptismo, da Confirmação e da Eucaristia, podendo também ser aceites como padrinhos os cristãos orientais separados, nos termos do Directório Ecuménico, nº98. Por fim, as pessoas escolhidas para padrinhos devem ter, pelo menos, dezasseis anos de idade.
Se não houver padrinhos, o ministro que administra o Baptismo certifique que, pelo menos uma testemunha possa, em caso de necessidade, certificar o Baptismo.
Se deseja baptizar o seu filho/a, por favor contacte a Paróquia.
Será necessário descarregar o seguinte documento:
Depois de preenchido, o documento pode ser digitalizado e enviado por email, dirigido a baptismo@paroquia-gradil.pt.
Todas as últimas quintas-feiras do mês, pelas 21h30, realiza-se a preparação de pais e padrinhos no Salão Paroquial do Livramento.
