MATRIMÓNIO

Deus, que criou o homem por amor, também o chamou ao amor, vocação fundamental e inata de todo o ser humano. Porque o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus que é amor (1 Jo 4, 8.16). Tendo-os Deus criado homem e mulher, o amor mútuo dos dois torna-se imagem do amor absoluto e indefectível com que Deus ama o homem. É bom, muito bom, aos olhos do Criador. E este amor, que Deus abençoa, está destinado a ser fecundo e a realizar-se na obra comum do cuidado da criação: «Deus abençoou-os e disse-lhes: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a"» (Gn 1, 28).

A nossa igreja é frequentemente escolhida para a celebração de matrimónios. Para que esse processo decorra da melhor forma possível, deverá ser acautelado o seguinte:

• É necessário confirmar, com o máximo de antecedência possível, a disponibilidade da nossa igreja para a realização da cerimónia, entrando em contacto com a paróquia.

• A cerimónia deverá ser presidida por um celebrante (Presbítero ou Diácono) escolhido pelos nubentes. É necessário informar o nome do celebrante para que o nosso pároco possa dar jurisdição.

• Os nubentes devem dirigir-se à paróquia de residência da noiva e iniciar o processo canónico para casamento, referindo que se vai realizar na Paróquia do Gradil, concelho de Mafra, Diocese de Lisboa.

• Devem informar-se, ainda, das datas para a realização do CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) e frequentar o mesmo.

• Devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil da área de residência da noiva e pedir um certificado para casamento, seguindo as instruções que forem dadas. Devem, para isso, ir munidos de certidão de nascimento e Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão de ambos os noivos. Caso seja tratado fora de Portugal, terão de se deslocar ao consulado português.

• Após iniciar todo este processo, cerca de dois meses antes da data do casamento, devem entrar em contacto com a paróquia para informar do andamento de todo o processo.

• Também dois meses antes da data, devem entrar em contacto com a paróquia para combinar tudo o que diz respeito à decoração da igreja.

• Por fim, devem descarregar e preencher os seguintes documentos

• Depois de preenchido o formulário, este pode ser digitalizado e enviado para a paróquia.