Comunhão Espiritual

A suspensão das celebrações públicas da Santa Missa significa a ausência da Eucaristia. Cristo ofereceu-nos o seu Corpo e Sangue na cruz e instituiu o memorial deste sacrifício na Última Ceia. "Façam isto em memória de mim", disse-nos. E é isso o que fazemos em cada Missa.

É apenas durante a Missa, na consagração, que o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, o cancelamento das Missas é algo de monumental.

Tal como explica o Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é "fonte e cume de toda a vida cristã. Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa" (CIC 1324).

Através deste "sacramento que nos unimos a Cristo, o qual nos torna participantes do seu corpo e do seu sangue, para formarmos um só corpo" (CIC 1331).

A Sagrada Comunhão também nos lava de pecados veniais. (Se um católico testá ciente de ter cometido um "pecado grave", tem de se confessar antes de receber a Comunhão, ou estará a incorrer no pecado de sacrilégio). "Sempre que O recebemos, anunciamos a morte do Senhor. Se nós anunciamos a morte do Senhor, anunciamos a remissão dos pecados. Se, de cada vez que o seu sangue é derramado, é derramado para remissão dos pecados, eu devo recebê-lo sempre, para que sempre Ele perdoe os meus pecados. Eu que peco sempre, devo ter sempre um remédio." (CIC 1393)

O Ato da Comunhão Espiritual

A Igreja incentiva a Comunhão frequente, mesmo diária, mas, não podendo participar da Missa, podemos ainda assim unir-nos à Eucaristia através de uma Comunhão Espiritual.

Ao realizar um Ato de Comunhão Espiritual expressamos a nossa fé na Presença Real de Cristo na Eucaristia e pedimos-Lhe que Se una a nós.

O Papa Francisco propõe a seguinte oração para a Comunhão Espiritual:

A vossos pés, ó meu Jesus, eu me prostro

e Vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito

que se abandona no seu nada e na Vossa Santa Presença.

Eu Vos adoro no Sacramento do Vosso amor,

desejo receber-Vos na pobre morada

que o meu coração oferece.

Na esperança da felicidade da comunhão sacramental,

eu quero possuir-Vos em espírito.

Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venho a Vós.

Que o Vosso amor inflame todo o meu ser

pela vida e pela morte.

Eu confio em Vós, eu espero em Vós, eu Vos amo.

Eis o Ato de Comunhão Espiritual composto por S. Afonso de Ligório:

Meu Jesus,

eu creio que estais presente

no Santíssimo Sacramento.

Amo-vos sobre todas as coisas,

e minha alma suspira por Vós.

Mas, como não posso receber-Vos agora

no Santíssimo Sacramento,

vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração.

Abraço-me Convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente.

Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós!

Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu,

vulnerai e inflamai o meu coração,

afim de que esteja abrasado em Vosso amor para sempre.

Ámen

Uma bela forma de realizar uma Comunhão Espiritual é perante o Santíssimo Sacramento, durante a Adoração. Não havendo possibilidade de o fazer presencialmente, pode utilizar este recurso online.